2008 novo ciclo


O calendário chinês é o mais antigo registro cronológico que há na história dos povos, tendo sido introduzido em 2637 a.C. por Huang-Ti, ou Senhor Amarelo (embora há quem afirme que sua origem se deu há mais de 5 mil anos).

O ano começa sempre em uma lua nova, entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, pois sua base principal é o calendário agrícola. Em 2008, o ano novo chinês terá início em 07 de Fevereiro.

São doze signos no horóscopo chinês. Segundo uma lenda, cada um representa um dos animais que atenderam á chamada de Buda (os outros não foram): rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro, porco - por ordem de chegada. Cada signo rege um ano inteiro, criando ciclos de 12 anos. Em 2008, inícia-se um novo ciclo, com o primeiro animal do Zodíaco: o Rato.

Para saber como o rato fez para ficar em primeira posição, a história taoista diz que quando o imperador do céu convocou todos os animais para concorrer aos 12 postos, o rato e seu amigo gato concordaram em ir juntos na manhã seguinte. Porém, quando o rato acordou e encontrou o gato ainda dormindo, ele não acordou seu amigo. Na sua chegada ao local do encontro, o rato encontrou a fila com outros 11 animais, com o boi em primeiro lugar. Sem hesitar, ele pulou a fila até chegar às costas do boi. Então, com o sinal de entrada do Imperador do Céu, ele deslizou pelas costas do boi e roubou o primeiro lugar. Seu sucesso desleal provocou indignação pública. Desde então, ele habita os subterrâneos. Essa também é a origem da averção entre o gato e o rato.

Existe outra versão sobre a ordem dos animais. Dizem que a ordem foi estabelecida de acordo com a lei das atividades diárias dos animais. Ainda na dinastia Han, século 3 antes de Cristo, a China dividia o dia em 12 horas e cada animal representava uma hora do dia. O rato ficou no primeiro lugar porque a meia noite era considerada o período mais ativo do animal.

O horóscopo japonês utiliza os mesmos signos que o chinês. Entretanto, os regentes foram substituídos por deuses xintoístas. O Imperador do Japão, que era considerado um deus, resolveu simplificar a vida de todos fixando o início do ano astral no próprio oshogatsu - o primeiro dia do ano novo. Assim, para o horóscopo japonês o Ano do Rato já se iniciou a 01/01/08.

Os nativos de Rato são criativos, charmosos, solucionadores de problemas, imaginativos, trabalhadores hiperativos e respeitados por sua capacidade em resolver situações difíceis. Ambiciosos, obsessivos, oportunistas e controladores, têm sangue quente e são agressivos, precisando relaxar com mais freqüência. Quando têm pouco dinheiro, eles pechincham, pesquisam e economizam, mas quando há abundância, eles tornam-se perdulários, gastando sem medir também.

Claro que assim como o horóscopo ocidental considera outras características, como o Ascentente, o horóscopo chinês também leva em consideração uma série de fatores além do signo, como o animal interior e o animal secreto.

fonte

Comentários

Mensagens populares deste blogue

how to