bad moon rising

Ver este fenomeno é mesmo de se aproveitar uma vez que o próximo eclipse lunar total decorrerá apenas em finais de 2010 e não será tão visível.
Normalmente durante o eclipse lunar a Lua fica com um aspecto acobreado que não é mais do que a projecção da sombra da Terra.
Neste em particular poderá haver a possibilidade de ver a Lua com ligeira tonalidade turquesa. A maioria dos raios solares passam na estratosfera, dando aquela tonalidade vermelha, contudo, quando os raios passam pela estratosfera superior, onde se encontra o gás que absorve grande parte de UV - o famoso ozono, os raios de comprimento de onda vermelhos são absorvidos deixando então passar uma parte do comprimento de onda mais curto - os azuis. O truque para tentar ver esta tonalidade turquesa é olhar para a Lua nos primeiros e últimos minutos da fase de totalidade (que corresponde à altura em que todo o disco lunar está coberto pela umbra da Terra), ou seja, por volta das 3 horas da manhã de Quinta e depois por volta das 3 horas e 51 min...
E assim, apesar de ser num dia da semana e as nuvens parecerem ameaçarem a visibilidade do eclipse, saia e veja o eclipse colorido da semana e do ano...

Uma historia de aquando do achamento das Américas: "Durante a quarta viagem, iniciada com a saída de Cadix, em 11 de maio de 1502, acompanhado de Bartolomé de Las Casas e o seu filho Fernando, Colombo teve que enfrentar uma verdadeira odisseia. Em Jamaica, uma parte da tripulação se revoltou enquanto os indígenas recusavam reabastecê-los. Diante dessa dificuldade, Colombo não hesitou em correr a um pseudomilagre. Num golpe de mestre, reuniu os indígenas e comunicou que dentro de três dias, com auxílio do seu Deus que habitava o céu, iria fazer desaparecer a Lua. Alguns aceitaram a ideia e permaneceram temerosos, outros não acreditaram.
Na noite do eclipse, logo que a Lua começou nascer, à medida que ela subia, o eclipse aumentava e a lua desaparecia. Os indígenas, que prestavam grande atenção, logo começaram a reabastecer as caravelas, com grande algazarra, durante a qual solicitavam que os protegessem da cólera de Deus. O Almirante prometeu que o faria. Iria devolver-lhes a Lua. Ao fazê-lo, ao fim do eclipse, Colombo revestiu-se de uma autoridade tão poderosa junto aos indígenas que nada mais lhe recusaram."

Eclipse Total da Lua esta madrugada de 20 para 21 de Fevereiro:

Horas de Lisboa»
A Lua entra na Sombra da Terra : 1:43
Inicio de eclipse total : 3:01
Máximo do Eclipse : 3:26
Fim do eclipse total : 3:51
A Lua saí totalmente da sombra da Terra : 5:09

Comentários

Anónimo disse…
então temos de estar atentos!
Duarte Évora disse…
é para o lado que durmo melhor
Unknown disse…
Duarte dormes para o lada das Américas?

noivo temos de estar atentos a quê? isto de comentar só por comentar não me faz sentido.
Anónimo disse…
Ó Duarte ouvi dizer que não dormiste nada! Viste o eclipse! ou andaste a ver o quê!

Mensagens populares deste blogue

how to