+ uma opinião

LEIAM AS LINHAS SEGUINTES E PENSEM A QUEM VAI SERVIR O TGV ...
1. AOS FABRICANTES DE MATERIAL FERROVIÁRIO,
2. ÀS CONSTRUTORAS DE OBRAS PÚBLICAS E ...CLARO,
3. AOS BANCOS QUE VÃO FINANCIAR A OBRA ... OS PORTUGUESESFICARÃO - UMA VEZ MAIS ENDIVIDADOS DURANTE DÉCADAS POR CAUSA DE MAIS UMA OBRA MEGALÓMANA ! ! ! Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio. Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dos nossos 'Alfa' por não ser tão luxuoso e ter menos serviços de apoio aos passageiros. A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas. Não fora conhecer a realidade económica e social desses países, Daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemáticos pelos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos. Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza. A resposta está na excelência das suas escolas, · na qualidade do seu Ensino Superior, · nos seus museus e escolas de arte, · nas creches e jardins-de-infância em cada esquina, · nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade. Percebe-se bem porque não · construíram estádios de futebol desnecessários, · constroem aeroportos em cima de pântanos, · nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais. O TGV é um transporte adequado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo. É por isso que,para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, só existe TGV em França ,Alemanha e Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos). É por razões de sensatez que não o encontramos · na Noruega, · na Suécia, · na Holanda · Dinamarca,Polónia,Estónia,LituaniaLetonia,Itália,Checa,Eslováquia,Eslovénia enfim e os restantes ditos países para os restantes 27 da EU,os quais tão ou menos pelintras que Nós. Tirar 20 ou 30 minutos ao 'Alfa' Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros,no mínimoŠ.sem resvalanços nos habituais orçamentosŠ.,que não traraõ qualquer benefício à economia do País. Para além de que, dado ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenadopara várias gerações de portuguesesque, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar. Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se: - 1000 (mil) Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2,5 milhões de euros cada uma); - mais 1.000 (mil) creches (a 1 milhão de euros cada uma); - mais 1.000 (mil) centros de dia para os nossos idosos (a 1milhão de euros cada um). E ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras carências como, por exemplo, na urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.

Comentários

Anónimo disse…
Apoiado/Apoiadíssimo
Unknown disse…
Sejam escolas ou linhas de TGV "2. ÀS CONSTRUTORAS DE OBRAS PÚBLICAS E ...CLARO, 3. AOS BANCOS" ficam sempre a ganhar.
Quem escreveu "Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio" nunca foi de Lisboa a Madrid em 2ª ou 3ª, mesmo com vagão cama é complicado estar ali 8 ou 9 horas porque não "demorou cerca de cinco horas" e a distância é quase a mesma.
"O TGV é um transporte adequado a países de dimensão continental" é pensar pequenino e fechado em fronteiras que já nem existem. Temos dimensão continental sim e há-de se poder ir até Pequim de comboio (no mesmo).
não falo em tirar "20 ou 30 minutos" no Lisboa-Porto mas sim 1 dia no Lisboa-Paris que pouparia tantos euros a tanta gente e tanto dióxido de carbono.
para se ser do contra tem de se ter argumentos mais válidos.
Mas sim,achava lindo ter "jardins-de-infância em cada esquina".
Leão disse…
11:00am
TGV, Transporte de Alta Velocidade.
consumo: e+ _ Electricidade ou eletricidade.
320 km = 1,2h, ... de saída.
Bagagem = portatil e + papeis.
para fazer = levantamento de obra; pequena conversa de 30min e almoçarada.
Objectivo = negócio de 3500€ para 50h de trabalho.
Considerações = detalhar plano de trabalhos na vinda.
Chegar ao escritório ás 17h, passar informação.

Perspectiva,

Auditório Vila do Conde
! 3500€.
- 300€ de 2.50h de viagem + comida.
- Esforços de trafego.
- CO2.
+ (64€/h)/razão de proveito.

= Saldo positivo a trinta dias.
.
.
.
Amanhã vou a dormir,
estou cansado.
Faço contas quando vier de MAdrid...

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