quinta-feira, 6 de setembro de 2007

OS PROFESSORES SÃO CULPADOS PELO INSUCESSO ESCOLAR?


Como não é legível a leitura, aqui fica a tradução:
Inês Pedrosa - "Sim. Se a metade dos alunos chumbam, não é porque são mais burros que os outros. A culpa é dos professores e de quem os educou. A ministra está a ser corajosa."
João Machado Vaz - "É evidente que há professores culpados pelo insucesso escolar, mas generalizar parece-me uma visão muito simplista da questão."
Luisa Castel-Branco - "Não. A causa do insucesso é a péssima qualidade da estrutura, desde os manuais aos programas e ao próprio Ministério, que sempre desautorizou os professores."
Carlos Dias da Silva - "Não. O insucesso passa pela falta de condições e pelas dificuldades do Ministério. Muitas vezes os pais também têm culpa, porque não acompanham os filhos."

Como é possivel uma pessoa ter os pensamentos da escritora Inês Pedrosa???????

Será que a senhora conhece o sistema educativo português?, será que a senhora conhece os programas educativos actuais?, será que a senhora conhece as escolas (estruturas físicas = espaços educativos), será que a senhora conhece os alunos e as suas origens, meios sócio-educativos, as suas "ambições", as suas dificuldades?,será que a senhora conhece os materiais que os alunos possuem?, será que a senhora conhece as famílias dos alunos (apoio base do desenvolvimento emocional dos alunos)? será que a senhora conhece os materiais que a escola tem ou deveria ter?, será que a senhora conhece os apoios educativos (a ocorrer nas escolas com "cortes")?, será que a senhora conhece o trabalho/empenho dos professores?.... Muitas seriam as questões a colocar a essa senhora.

Senhora Inês Pedrosa, não sei que realidades conhece, mas não queira comparar uma escola tipo "Colégio S. João de Brito" (onde provavelmente andaram as suas filhas) com uma escola tipo "Musgueira" (onde andam as crianças com "insucesso escolar"); além do mais é importante reflectir sobre o que é o insucesso escolar - pois que é sucesso escolar para alguns, para outros é insucesso. Sucesso é um conjunto de "aptidões" que os alunos conseguem atingir, e que não tem de ser obrigatóriamente os programas estipulados pelo regime educativo actual. As crianças /alunos são todos diferentes; a Escola é só UMA para todo o "tipo" de ALUNOS.

Antes de dar a sua opinião, REFLITA E SE POSSIVEL LEIA QUALQUER COISA SOBRE O ASSUNTO.
PS:1º - não há burros na escola, sim alunos.
2º - de acordo com a sua opinião a senhora também é culpada pelo insucesso escolar, uma vez que na sua opinião quem os educa tb é culpado, e os livros educam, logo 1+1=2. É melhor não escrever mais nada.
3º - Espero que o ministro da cultura leia com atenção e seja "tão corajoso" a tomar medidas como a ministra de educação.

9 comentários:

duARTEE disse...

EU CONCORDO COM A INÊS.
PORQUE, SE O SUCESSO ESCOLAR VARIA COM AS CAPACIDADES DE CADA ALUNO (FOSTE TU QUE ESCREVEASTE)E NEM ASSIM ELE CONSEGUE TER APROVEITAMENTO, É PORQUE O PROFESSOR O CONSIDEROU "PROBLEMÁTICO" E DEIXOU AO ABANDONO NA SALA DE AULA.
O PROFESSOR PEGA NOS ALUNOS COM IDENTICAS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM E PORTANTO COM OS MESMOS OBJECTIVOS NO FINAL DO ANO E TRABALHA APENAS COM ESTES (OS MAIS FACEIS)
É CLARO QUE AS CONDIÇÕES NÃO SÃO AS MELHORES (MAS ALGUMA VEZ SERÃO)
É CLARO QUE NEM SEMPRE O AMBIENTE FAMILIAR É O MELHOR (MAS ALGUMA VEZ SERÁ)

BLA BLA BLA

VOCES TÊM DE PASSAR MENOS TEMPO A RESOLVER OS PROBLEMAS DAS PERIORIDADES DE QUEM ESCOLHE O HORÁRIO, A ELABORAÇÃO DAS TURMAS TEM DE DEIXAR DE SER A PENSAR NO PROFESSOR MAS SIM NO ALUNO (ESCUMALHA TODA JUNTA Á TARDE COM PROFESSORAS MENOS EXPERIENTES)
ENCARAR AS (POUCAS) INSPECÇÕES COMO UMA ENTIDADE PARA AJUDAR-VOS E NÃO COMO UMS PAPÕES.
ETC
ETC
E TAL
MAS TU ÉS A EXECPÇÃO, LOVE

SEMPRE A CONSIDERAR.

paveia disse...

falando de escola
dando erros ao escrever
ai ai ai ai
:)

paveia disse...

SRS PROFESSORES
VÃO TRABALHAR
SÓ ASSIM PODEM DIGNIFICAR A VOSSA PROFISSÂO, COM DEDICAÇÃO :) E AMOR. AS REALIDADES SÃO AQUELAS QUE TEMOS, HÁ QUE SABER E TER CAPACIDADE DE DAR A VOLTA.
UM BAILARINO QUANDO VAI ACTUAR NUM PALCO "MENOR" E COM UM PÚBLICO "MENOR", A FORMA COMO SE ENTREGA À SUA ACTUAÇÃO TEM DE SER IGUAL A QUANDO ESTÁ NUM PALCO "MAIOR" E COM UM PÚBLICO "MAIOR".
A CARAPUÇA SÓ PODE SERVIR A QUEM SERVE, DEIXEM-SE DE CONVERSAS DE CLASSES E PASSEM AO TRABALHO DE FORMA HONESTA E ENTREGUEM-SE À CAUSA.
O QUE DIZER DO MEU FILHO QUE VAI ENTRAR AGORA PARA O PRIMEIRO ANO E ESTÃO A FAZER COM QUE A TURMA DELE FIQUE NAS MÃO DE UM/A CONTRATADO/A??? NÃO PODERIAM GARANTIR CONTINUIDADE PARA OS PRÓXXIOS ANOS DO/A MESMO/A PROFESSOR/A, UMA VEZ QUE AGORA ATÉ JÁ É POSSSÍVEL ISSO ACONTECER???
E TENHO DITO E RESPONDAM-ME A ESTA QUESTÃO SFF.
OBG
(porque escrevi eu com maiúsculas?:)
nota_em caso de duvida o comentário dos erros era para o duarte ai ai ai ai

fi disse...

Ò amiguito, estamos aqui a falar de Insucesso Escolar, claro que os professores actuam com o que melhorem têm, mas não podes, como é óbvio comparar uma escola inserida num bairro problemático de uma escola inserida num bairro dito "normal"; como tb não podes comparar uma turma sem NEE com uma turma com NEE. Atenção que não estou a fazer nenhum tipo de discriminação, sempre tive NEE nas turmas; no ano passado até tive 6 , quando legalmente só podes ter 2. É UM professor para todos os "tipos" de alunos que tem na turma. O Gustavo vai para a escola se na turma houver um ou mais alunos com NEE, a professora terá que dispor algum do seu tempo com esses alunos (não os vai deixar a um canto a "pintar") e poderá não conseguir avançar/puxar mais pelos outros; os alunos não aprendem sozinhos; Claro que se houvesse realmente uma boa equipa de apoio e bons recursos na sala (biblioteca/computadores, por exemplo) essa diferença não se sentiria. Nenhum aluno pode ficar para trás. Merecias uma resposta maior, pode ser que ainda um dia a escreva. E claro que ME tem culpa no Insucesso pois muda as regras quando lhe apetece, sempre com corte de "pessoal". Fala-se na Integração, mas cada vez sabe mais a Discriminação.

duARTEE disse...

dassssss

TPS disse...

NEE?? oops

TPS disse...

...e O QUE É UM PÚBLICO "MENOR" E UM PÚBLICO "MAIOR"??? :)
SERÁ, COM MAIS OU MENOS PÚBLICO!?? :)
HEeheheheh brincadeirinha! :)

paveia disse...

público maior com cerca de 1,80 mtrs
público menor com cerca de 1,55 mtrs
VÃO MAS É TRABALHAR
o país precisa disso
NÉE?????
:)

analuE disse...

Estás armado em macaquinho:cego, surdo e mudo. A colega tem razão- VIDA DE PROF. NÃO É FÁCIL!