É um cenário recorrente nas (muitas) empresas onde já trabalhei. Volta e meia: “- Olá tia! Tá, tá tudo bem... De férias!? Não! Estou no trabalho!... E a tia? E o tio? E a avó? E o cão?... o miúdo está bem obrigado... blá, blá, blá...fraldas. ... blá, blá, blá....esteve doente ... blá, blá, blá.... sabe como eles são... blá, blá, blá.... já faz cocó... blá, blá, blá....ai, a tia Zulmira está intrátável, não há pachorra para a aturar ... blá, blá, blá... e pagam-me mal.... blá, blá, blá.... e eu cheia de trabalho... blá, blá, blá....então e nas férias estivestes aonde? ... blá, blá, blá.... ah, prontos... blá, blá, blá....fizestes? ah, que bom... blá, blá, blá....olha, fui às compras e ... blá, blá, blá.... ... blá, blá, blá.... não, aqui está bom tempo... blá, blá, blá.... blá, blá, blá.... ... blá, blá, blá.... “ Na passada sexta-feira, em Los Angeles, Estados Unidos, um condutor de um comboio, por estar a enviar um sms, passou um sinal vermelho. Resultado: colisão entre dois comboios ...
Comentários
entretanto descobri que algo semelhante foi feito no ano passado em Sidney a 29 de Março e que vai tentar ser repetido no mundo inteiro este ano.
com a diferença de ser uma hora e não os míseros 5 minutos a que nos propomos..
Podem ver aqui:
http://www.earthhour.org/.
Basicamente é uma iniciativa que visa desligar as luzes durante uma hora, no próximo dia 29 de Março, para o planeta “respirar”. Quanto a mim é mais um acto simbólico, que pode causar impacto se a adesão for em massa, mas daí até o planeta “respirar”…
No entanto eu penso que estas iniciativas devem existir e devem ser mais publicitadas, de forma a aumentar a consciencia publica para os problemas ambientais.
Nessa hora, os consumos de energia deverão baixar vertiginosamente (se a adesão for em massa), só não sei é se as emissões acompanharão a tendência. No entanto a esta campanha confia no impacto da mensagem da escuridão durante a Earth Hour, para dar o alerta.
(eu vou apagar as luzes!)