TGV para quê ?
Será que vale a pena construir o TGV ?
E o traçado será o mais correcto?
Tenho pensado nisto e cheguei a algumas conclusões.
No meu entender a linha Lisboa - Porto não faz sentido.
Vai gastar-se milhões de euros para poupar, em relação ao comboio que temos actualmente cerca de 20 minutos.
A A1 continuará congestionada (e sempre em obras).
Alias, gostava de saber qual o índice de ocupação destes comboios actualmente.
No trajecto Lisboa - Madrid é que me assaltam as grandes duvidas.
A nível de passageiros não me parece que venha a ter grande procura, visto os preços previstos rondaram os 130€ e se for via aérea será semelhante.(acrescido o preço do Táxi, Alcochete-Lisboa)
Ambientalmente será melhor o TGV e o barril do petróleo a preços altíssimos pendem a minha balança para a solução do rapidinho.
Se neste troço a balança já estava ligeiramente inclinada para o comboio a vertente de transporte de mercadorias encosta o prato nos carris.
A possibilidade da mercadoria viajar a estas velocidades ecológicas, independentes das greves dos camionistas e OPEP agrada-me.
O porto de Sines (que também vai entrar em obras) será por direito próprio a porta marítima da Europa.
E o traçado será o mais correcto?
Tenho pensado nisto e cheguei a algumas conclusões.
No meu entender a linha Lisboa - Porto não faz sentido.
Vai gastar-se milhões de euros para poupar, em relação ao comboio que temos actualmente cerca de 20 minutos.
A A1 continuará congestionada (e sempre em obras).
Alias, gostava de saber qual o índice de ocupação destes comboios actualmente.
No trajecto Lisboa - Madrid é que me assaltam as grandes duvidas.
A nível de passageiros não me parece que venha a ter grande procura, visto os preços previstos rondaram os 130€ e se for via aérea será semelhante.(acrescido o preço do Táxi, Alcochete-Lisboa)
Ambientalmente será melhor o TGV e o barril do petróleo a preços altíssimos pendem a minha balança para a solução do rapidinho.
Se neste troço a balança já estava ligeiramente inclinada para o comboio a vertente de transporte de mercadorias encosta o prato nos carris.
A possibilidade da mercadoria viajar a estas velocidades ecológicas, independentes das greves dos camionistas e OPEP agrada-me.
O porto de Sines (que também vai entrar em obras) será por direito próprio a porta marítima da Europa.
Comentários
faltam as bombas.